sábado, 16 de fevereiro de 2008

O Cemitério da Minha Terra


O cemitério da minha terra não tem palmeiras nem canta sabiá.
Tem eucaliptos e folhas secas e é só isso o que há.
No cemitério da minha terra tem vela e tem macumba.
No cemitério da minha terra tem gente fumando maconha.

No dia de finados serve pra namorar.
Com as transeuntes perfumadas visitando seus avós.

O cemitério da minha terra é terra e poesia.
Tem placas apagadas de joãos, Josés e Marias.
De quando em quando eu o visito mesmo com calafrios.
Às vezes vejo marginais pichando os mármores frios.

Conheci uma menina nos lajedos que nem havia.
Caminhando sorrateira flertando sem compromisso.
Jogando seus cabelos soando nauseabundos.
encantando todo o mundo inclusive os mortos-vivos.

Há um cheiro perseguidor de flor e vela queimando.
Confundindo as pessoas que parecem andar flutuando.
Tem missa de vez em quando, tem festas particulares.
Depois do dia de todos os santos apareço por lá, caminhando.

Mas finalizo esse depoimento, ou poema ou poesia.
Sacramentado pela honestidade que no fundo do meu peito se desenterra.
Tão gélido quanto o cimento, a brita e a cal constante nos túmulos.
É a saudade que tenho das pessoas e do cemitério da minha terra.

4 comentários:

Zeca disse...

Sou grato pela oportunidade.
Fazer parte deste primeiro passo para a sua grande jornada, é uma honraria.
Se eu pudesse roubar, as gotas de luar pra enfeitar meu pranto na hora do adeus, seria plácido e tortuoso. Eu devia parar mas vou continuar pra castigar meu pobre coração.
Saiba que me lembro dos meus e dos seus momentos ali. Nosso palco de tantas viagens. Ficamos de pé, prostando mentiras para os jazidos.
As lembranças nos fizeram generais dos erros, e das virtudes. E ainda por cima, balbúrdias foram semeadas nos rastros da saudade. Como pode mudar tanto assim um pobre coração, nu e aflito. Somos vestidos de leviandades, pasmos pela hipocrisia e retos de justiça.
Vamos praticá-la em alto e bom som:
Meus Parabéns Alessandro Vargas!
Grandiosíssimo amigo da letração!

Alessandra disse...

Alessandro...

Qualquer coisa que eu poderia dizer seria muito simples, ou até mesmo desnecessário, pois palavras não bastariam para traduzir a essência das suas palavras...
Então fica aqui uma tentativa em vão de descrever quão grande é minha admiração por sua pessoa...

Alessandra...

Unknown disse...

Sandro você esta apenas começando uma grande jornada em sua vida e sei que chegará muito longe pois você é uma pessoa com um grande futuro...
Tenho uma grande admiração por você,, e agradeço tudo que me ensinou no tempo em que nos conhecemos,,,torço muito por você e sei que chegará ao topo de um grande sucesso.

Te adoro!!!
p....
Fik com Deus,,,pois ele sempre estará guiando o seu caminho.
Bjsss!!!

Unknown disse...

Alê.. é sempre uma honra participar da tua vida.. principalmente nestes momentos q te sao importantes..
sempre te desejei sucesso e é esta trilha q voce esta tomando..
Obrigado por deixar eu fazer parte destes momentos preciosos..

Te admiro e te gosto muitão..
e é bom ter voce nos meus momentos tbm...

mega beijoooo...
e um grande desejo do meu coração em te ver feliz...
Fik com Deus e q ele conduza seus passos...